terça-feira, 10 de novembro de 2015

Visto, seu lindo. Eu te amo!

Ta bom de papel preenchido? Tá bom não! Manda mais que tá pouco. Agora chegou a hora de preencher os formulários para solicitar o visto! Lembrando que aqui, estou falando do Visto B2, pra quem vai turistar!

Essa é aquela hora em que você coloca uma música bem tranquila, faz uma meditação, respira fundo e começa a preencher... é difícil Bru? Não, não é... Mas é chato...


Respira fundo e vai...
Basicamente, eles querem saber se você tem contatos por lá, quais são as suas intenções e se você tem raízes aqui. Minha principal dica? Não minta. Acredite, eles sabem. Os caras da entrevista sabem ler o seu corpo e vão te pegar mentindo... aí você pode dar tchauzinho pro visto e pros seus 160 lindos dólares!

O formulário é todo em inglês, mas fica tranquilo... para te ajudar, tudo tem uma tradução: é só colocar o mouse em cima da pergunta ou do pedido, que abre uma caixinha amarela com a mesma pergunta, só que em português.

Então, é só clicar aqui, selecionar o local em que você quer fazer a entrevista para o visto (Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo) e clicar em "START AN APPLICATION"

Atenção: anote o Application ID que aparecerá na primeira página. Com ele você pode voltar na aplicação se precisar parar no meio do caminho.
Na página em que eles te passam o Application ID, você escolhe uma pergunta de segurança e aí começa a preencher o visto. Pra começar, é legal você saber:


Na parte que fala do Telecode, pode assinalar o No. Essa parte é só para quem não utiliza o alfabeto romano (tipo os japoneses). E o número do seu passaporte, é aquele que começa com duas letras, seguido por seis números.

Tem uma parte em que eles pedem para colocar uma referência, alguém que seja o seu contato nos States. Nesse espaço, se você não conhece ninguém lá, assim como eu, é só selecionar o "Do not know" em Contact Person e colocar o endereço de algum lugar que você pretende visitar ou do seu hotel em Organization Name. Coloquei o endereço da Disney porque sou dessas! :D

Se não conhecer ninguém, esse é o endereço da Disney:
Walt Disney World
Walt Disney World Resort
Orlando, Florida 32830
Telefone: 14079395277 

 Importante:

Não coloque nenhum caractere especial nos contatos. Por exemplo, o telefone fica assim no formulário todo:

Sem hífen, sem nada. Apenas números.

A parte em que você precisa descrever o que faz no seu trabalho, precisa ser em inglês. Mas pode utilizar a tradução do Google translation. ;)

Depois que terminar de preencher, o sistema vai gerar uma página de confirmação. Imprime tudo e guarda com muito carinho.

Mas calma... não acabou não... ainda tem mais!

Com seu formulário preenchido, acesse o site do departamento de solicitação de visto.
É ali que você vai agendar as entrevistas. Na do primeiro dia, você vai até o CASV, faz uma pré-entrevista em um guichê, tira fotos e digitais. Rápido, sem complicações. No segundo dia, você vai até o consulado para a entrevista. Também rápido, mas dá um cagaço de leve, principalmente se você vê alguém tendo o visto negado bem na sua frente. Mas é só manter a calma. Eles têm cara de brabos, mas no fundo são simpáticos e muitíssimo educados.

No sistema é invertido, você agenda primeiro o consulado e depois o CASV, é assim mesmo. Por exemplo, primeiro agendei o consulado na segunda (26/10), as 8h, e, depois, agendei o CASV no domingo (25/10), as 17h.

Depois que você agendar, é só pagar as 160 doletas... pode pagar no cartão de crédito ou no boleto. O importante é guardar o comprovante.
Além disso, uns dois dias depois de pagar, volta lá no site e imprime as instruções. Você vai precisar levar esse documento nos dois dias, pois isso é o comprovante de agendamento.


A sua página não vai ter esse monte de links. A minha é assim porque já fiz a entrevista, Okey?

No CASV

Lá, na entrada, você apresenta:


  • A versão curtinha do DS-160 (A página de confirmação)
  • Página de confirmação e instruções do agendamento (Clica em Imprimir instruções no site do departamento de solicitação de visto depois de agendar)
  • O comprovante de pagamento (só por garantia)

Normalmente, o atendente no CASV não vai pedir nenhum documento além desses. Mas, por via das dúvidas, eu levei uma pastinha com tudo que eu levei para o consulado. Vai que, né?

Você fala com o atendente em um guichê, tira foto e as digitais em outro e pronto! Bem rapidinho.

Celular, até pode entrar com, mas desligado. Não pode nada eletrônico ou pontiagudo. Enfim... fui de táxi, levei o celular, dinheiro e a pastinha com todos os documentos.


Vou de táxi, cê sabe... Tava morrendo de saudades!

No Consulado

Aqui é tudo mais rígido. Vá sem cinto, sem celular, sem bolsa... Leve apenas a pastinha com os documentos e dinheiro caso for de táxi. Ou então, leve dinheiro para pagar um dos guarda-volumes dos moradores empreendedores da rua do Consulado (No caso de São Paulo. Não sei se nos outros consulados têm guarda-volumes).

Você precisa levar:


  • A versão curtinha do DS-160 (A página de confirmação)
  • Página de confirmação e instruções do agendamento (Clica em Imprimir instruções no site do departamento de solicitação de visto depois de agendar)
  • O comprovante de pagamento (só por garantia)
  • Comprovante de rendimento
  • Comprovante do Imposto de Renda
  • Documento do seu carro
  • Extrato bancário
  • Escritura da sua casa
  • Certidão de casamento
  • Todos esses documentos, só que dos pais (no caso de menores)
  • Se alguém for pagar sua viagem, leve uma carta escrita a mão, datada e assinada, em que a pessoa afirma que vai bancar... E você deve levar as comprovações financeiras dela.

Resumindo, leve tudo que comprove que você não tem a intenção de ficar ilegal por lá e que tem como pagar pela viagem. Eles podem não pedir – Na minha entrevista não pediram nadinha (Acho que tenho cara de rica, só que não!), mas é melhor prevenir, sempre.

A entrevista é bem informal, em um guichê, e o atendente sabe falar português. Ele vai fazer, basicamente as perguntas que estavam no formulário.
Não, não vai ser em uma salinha e ninguém vai jogar uma luz forte na sua cara

Muito importante: NÃO SE ATRASE. Se você chegar mais cedo, é atendido mais cedo. Então vai antes mesmo. ;)

Depois que seu visto é aprovado, seu passaporte fica lá e você pode retirar, depois do prazo informado, no CASV ou pedir que enviem por correio. A forma de entrega/retirada você decide lá no site do agendamento, na hora de se cadastrar. O meu chegou três dias depois, bem lindo!

Cara de dedão, mais uma vez...

Ah! O Consulado é bem pertinho do Ibis Budget (juro que não estou ganhando nada, só facilitando sua vida). Fomos ao consulado de Táxi, e voltamos andando. Andamos uns 10 min até chegar no hotel (Que é em frente ao Shopping Morumbi e é mais baratinho). Se for ficar no Ibis Budget, agende a pré-entrevista no CASV da Vila Mariana, que é o mais próximo.

Um conselho: não vá de carro ao CASV para não se perder. Fui de táxi, pagamos R$90,00 (ida e volta) em quatro pessoas. O Ibis fica cheio de gente pra tirar o Visto, arrume uns caroneiros pra dividir a corrida. ;)

Se você tiver alguma dúvida, já sabe, né? Pergunta aqui nos comentários ou clica aqui no Bru me ajuda. Farei o possível para iluminar o seu caminho!

Beijos da Bru e que a força esteja com você!



Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário