sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Primeiro passo: o passaporte.

Então decidimos: vamos viajar!

Que alegria, economiza dinheiro, fica empolgada... Ops, tem que tirar o passaporte lindinha! E depois ainda tem o visto, mas isso é tema pro próximo post.

Afundada nos documentos
Preenchemos o formulário no site da Polícia Federal, pagamos os boletos e começamos a piração dos documentos. São quatro viajantes: eu, minha mamis, minha irmã e uma amiga dela, a Vic. Vou explicar o que cada uma precisou levar, okey? Okey!

Pro meu, foi simples: identidade (ou habilitação com CPF), titulo de eleitor, comprovantes de votação na última eleição (que você pode pegar aqui) e comprovante de pagamento da taxa. Tudo lindo, tudo maravilhoso, menos a minha foto que ficou uma bosta! :D

Ah... falando em foto, não precisa mais levar. A fotografia é digital e eles fazem lá, na hora! Só crianças com menos de 3 anos que precisam levar foto (fotografia facial, tamanho 5x7, recente, colorida, sem data e em fundo branco).

Fiquei com cara de dedão
Pro passaporte da mãe, foram os mesmos documentos que eu levei, só adicionando a certidão de casamento. Importante: se você já mudou de nome ou sobrenome por qualquer motivo (casamento, divorcio, decisão judicial, etc.), tem que levar os documentos que "comprovem" as mudanças. Aqui você pode saber mais.

Pra Bia e pra Vic, além da identidade, do CPF e do comprovante de pagamento da taxa, elas precisaram levar um documento com a autorização dos pais para que possam viajar sozinhas. Essa autorização precisa ser autenticada em cartório.

E, no caso da Vic, como só a mãe dela pode acompanhá-la na Polícia Federal, o pai dela precisou fazer uma procuração, também autenticada, que desse plenos poderes (uhh poderosa!) para a mãe dela. No site da PF diz que só precisa de um dos pais, mas, por via das dúvidas, decidimos levar a procuração.

Lá, foi bem rápido, avisa a menina do balcão, espera um pouquinho, tira foto, grava as digitais sem sujar os dedinhos, confere tudo e tcha-nã... depois de alguns dias você pode ir lá pegar o seu passaporte lindo e maravilhoso que agora vale por 10 anos (para os menores de idade vale só por 5, ok?)!

Bonitinho o modelo novo. Muito amor.
Ah... E não esquece de que, se você é homem, maior de 18, precisa levar o comprovante de quitação com o serviço militar, tá fofo? E se você já teve um passaporte e só vai fazer um novo, não esquece de levar o antigo. ;)

Se tiver alguma dúvida, pergunta aqui nos comentários ou clica aqui no Bru me ajuda. Farei o possível para iluminar o seu caminho!

Um Beijo da Bru



Proxima Anterior Inicio

4 comentários:

  1. Ótimo brogue! Vai ficar mais interessante ainda escrito lá das Miamis...

    Tá quaseeee!!!! E a novena pro dólar baixar continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mii!! :D

      Sobre o dólar, tô quase apelando pra macumba! hahahaha

      Excluir
  2. Oii Bru! Parabéns pelo blog. Espero que voce se anime cada vez mais pra desbravar o mundão de Deus! Reparei que eu também colocaria o dedo na foto do meu passaporte HAHAAHAHAHAHAHAH E cara, sacanagem, mas meu passaporte é o antigo ;/ Nem é esse bonitão ai! HAHAHAHA Vou acompanhar tudo por aqui. E em breve sei que voce estará contando sobre os preparativos e a viagem pra Austrália. Beeeeeijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto de passaporte é a treva! Tentamos umas três vezes, as três ficaram horríveis... aí desisti, vai essa mesmo! kkkkkkkk
      Isso mesmo Rê... Primeiro o voo de 12 horas, depois o de 30h!!
      Obrigada pela força gataa! <3

      Excluir